Para empreender com sucesso no comércio exterior é importante conhecer bem as modalidades de frete internacional, pois cada tipo vai fornecer vantagens e custos diferentes, que vão ser mais adequadas ao seu planejamento logístico.
O frete internacional é o que você vai ter que utilizar para enviar ou receber produtos, e é feito por meio de contratos que seguem um conjunto de normas e regras dentro de padrões internacionais, para fornecer segurança às partes envolvidas na negociação.
Por isso, vem com a gente conhecer as principais modalidades de frete internacional para levar em consideração durante seu planejamento logístico e conseguir reduzir custo dos processos, o que é sempre muito bem vindo.
Boa leitura.
Entenda o que é Frete Internacional
Via de regra o frete internacional funciona de duas formas, da maneira direta e da indireta, e já nessa escolha é importante considerar o orçamento porque isso vai ser determinante para a escolha.
No frete direto, o vendedor se encarrega de todo o processo de entrega do produto, do despacho até o recebimento pelo cliente, então terá que ir atrás dos modais e preencher as documentações necessárias, o que leva tempo.
Já no frete indireto, o vendedor contrata um terceiro que preferencialmente é uma empresa especialista em logística, assim ela se responsabiliza por todos os trâmites envolvidos no processo.
Ambas opções são viáveis, e tudo depende do seu orçamento e planejamento.
Modalidades de frete internacional: como escolher a ideal?
Além dos tipos de frete internacional, existem também os modais, que falaremos melhor em breve, mas isso mostra como é um assunto complexo e que não basta escolher o primeiro que aparecer, senão as chances de prejuízo são altas.
Dividimos as modalidades de frete internacional nas categorias mais utilizadas para que você entenda um pouco das opções para encontrar a que se encaixa melhor na sua operação.
Como fazer frete internacional? Como contratar?
Primeiro você deve considerar alguns pontos como a urgência da entrega e o orçamento disponível, antes de buscar empresas que façam esse serviço de frete.
Isso é importante, porque dentro das modalidades de frete internacional, algumas são mais rápidas e diretas, porém mais caras, enquanto as opções demoradas tem custo menores, pois consiste em despachar um grande volume.
A escolha da empresa deve levar em conta a credibilidade e experiência prática, por isso pesquise bem a reputação.
Temos um artigo completo que fala especificamente sobre o frete marítimo, confira se for no deu interesse.
Conheça as diferentes modalidades de frete internacional
Dentre as várias modalidades de frete internacional, vamos começar destacando 3 tipos que são os mais utilizados para exportações e importações de todo tipo.
Frete Prepaid – Frete pré-pago
Esse primeiro tipo é onde o pagamento do frete é feito no local do embarque da mercadoria, mas não é obrigatório, pois pode ser pago também no local do desembarque, o que diferencia é se quem arca com os custos é o vendedor ou o comprador, mas o ponto é que o pagamento é feito antes dos desembaraços aduaneiros.
Frete Collect – Frete a pagar
Ao contrário do prepaid, o collect é aquele modelo onde o pagamento é feito em local diferente do embarque ou desembarque.
Pode ser substituído pela cláusula Freight Per Agreement (frete conforme acordo) que é onde o pagamento é acordado previamente entre as partes e o pagamento é feito no momento determinado.
Frete Payable at destination – Frete pagável no destino
Por fim, temos o frete pagável no destino, e nesse caso específico, a responsabilidade é sempre do importador que vai fazer o pagamento na hora da retirada da mercadoria.
Incoterms: entenda o acordo entre exportador e importador
Incoterms são termos internacionais de comércio, e são cláusulas contratuais que servem de guia para as transações comerciais, bem como listar os deveres dos importadores e exportadores.
São atualizados a cada 10 anos pela Câmara Internacional de Comércio (CCI) e é uma sigla para International Commercial Terms, ou Termos Comerciais Internacionais em tradução livre, e funcionam como uma regulamentação dos termos que precisam constar nos documentos de importação e exportação, incluindo os fretes internacionais.
Então, vamos conhecer alguns incoterms diretamente relacionados ao frete internacional.
Frete FCA
Frete FCA é o Free Carrier, que é o termo para quando o vendedor coloca a mercadoria na sede ou transporte até o local onde o comprador solicitou.
Todo o desembaraço aduaneiro é de responsabilidade do fornecedor.
Frete EXW
O Incoterm para Ex Works é para os contratos em que o exportador deve levar a mercadoria em local acordado em data marcada com antecedência para que o comprador colete.
Depois disso, fica a cargo do importador dar sequência ao transporte, arcando com os riscos pertinentes à operação.
Frete CPT
Nessa modalidade Carriage Paid To, o fornecedor cumpre com o pagamento do frete só até o destino indicado, depois fica por conta de um transportadora levar a mercadoria até o comprador.
Frete FAS
Free Alongside Ship é o tipo de frete em que o vendedor custeia o frete até o ponto em que a mercadoria chega ao lado da embarcação solicitada pelo comprador. A partir desse ponto a responsabilidade é do solicitante.
Frete FOB
Free On Board é o Incoterm para mercadorias cujo vendedor não tem responsabilidade pela entrega, sendo de responsabilidade do comprador os custos e riscos dessa operação. Saiba mais sobre frete CIF e FOB.
Frete CFR
Esse incoterm se refere às obrigações do vendedor quanto aos custos e frete dessas mercadorias até o embarque no navio, e uma vem em trânsito, já passa a ser do comprador a responsabilidade pela carga.
Frete CIF
Esse é o Incoterm para o tipo de contrato mais completo, onde o vendedor é quem garante todo o transporte até a chegada no destinatários. Custos, riscos e garantias ficam por conta do exportador, por isso a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custos, Seguro e Frete).
Frete CIP
A sigla Carriage and Insurance Paid é referente ao Incoterm que define que o vendedor é quem vai pagar o frete e se possível custear um seguro para as mercadorias.
Frete DAP
O DAP (Delivery At Place) que quer dizer “entrega no local” em português, então o vendedor faz desembaraço das mercadorias, custeia o frete e faz a entrega no local onde o comprador definir.
Frete DPU
Semelhante ao DAP o DPU significa Delivered At Place Unloaded (Entregue no Local Desembarcado), ou seja, além da entrega, o vendedor garante o desembarque e desembaraço também.
Frete DDP
Por fim, temos o Delivery Duty Paid ou Entregue com Direitos pagos em português, que basicamente quer dizer que o vendedor deve arcar com a entrega após a mercadoria ser postada no local designado no destino final e desembaraçadas.
Todas essas várias opções de fretes e Incoterms podem parecer um pouco confusas, mas dentro de um bom planejamento, é bem fácil encaixá-las na sua operação e ser mais assertivos nos processos da sua empresa.
O melhor caminho é sempre ter uma boa assessoria experiente ao seu lado para otimizar os trâmites e reduzir custos nas suas importações ou exportações.
Conclusão
Agora que você conhece as principais modalidades de frete internacional, é o momento de rever o planejamento logístico da sua empresa e ver se os processos estão utilizando a melhor opção de frete.
Continue acompanhando nosso blog para conferir importantes dicas. Você também pode se interessar pelo nosso artigo sobre como evitar demurrage de container.
E para não fazer isso sozinho, o Agenciamento Marítimo da Lachmann tem os especialistas certos para ajudar sua empresa, confira.