Port-centric logistics, ou logística portuária, é um dos campos mais importantes para a manutenção da qualidade, expansão e competitividade do país no mercado internacional.
Por isso, hoje a Lachmann traz um texto que vai te explicar o que é port-centric logistics, como funciona, quais as suas vantagens e como ela influencia diretamente na economia do país.
São informações práticas e explicativas para você ficar antenado em todas as questões fundamentais sobre port-centric logistics. Boa leitura!
O que é port-centric logistics? Conheça a logística portuária
Port-centric logistics é o termo em inglês para descrever a logística portuária. Por isso, para entender de fato o que é port-centric logistics, primeiro devemos traduzir e desmembrar o termo.
Quando falamos em logística, estamos falando em um conjunto de operações, ações, ferramentas e processos da área administrativa das empresas, em especial aquelas que trabalham com comércio exterior.
É preciso planejar e executar diversos aspectos, como transporte, armazenagem, recebimento e uso de produtos, insumos ou mercadorias.
Por isso, existem diversas categorias de logística.
Falando mais especificamente da logística portuária, ela compreende as transações ligadas ao movimento de cargas.
Ou seja, trata-se do transporte, carregamento e descarregamento das embarcações, na gestão marítima e outros processos nas zonas primárias e zonas secundárias.
O port-centric logistics é considerado uma das atividades mais complexas do mercado, pios as instituições responsáveis e os órgãos de regulamentação são muito exigentes e solicitação a discriminação de muitos dados, o que pode afetar o custo das mercadorias.
É para diminuir esses custos através do gerenciamento do seu abastecimento que diversas empresas oferecem a logística portuária, ou seja, o controle e reparo dos containers, a logística dos contêineres em terminais alfandegários, a coleta de demurrage, etc.
Como funciona a logística portuária
Em linhas gerais, podemos dizer que a logística portuária se divide em 3 eixos essenciais: o complexo fixo, a administração e o operacional. Entenda mais sobre cada um deles a seguir:
- Complexo fixo: diz respeito à parte da infraestrutura, ou seja, os terminais portuários, armazéns, cais, maquinaria, etc;
- Administração: trata-se do conjunto de órgãos incumbidos na gestão do portos e docas, como o OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e o CAP (Corpo Auxiliar de Praças).
- Operacional: diz respeito ao grupo de trabalhadores que atua nos processos de logística. Alguns exemplos são os rebocadores, os engenheiros, os operadores portuários, os pilotos marítimos, etc.
Ou seja, a logística portuária envolve tanto processos de armazenagem, quanto de transporte, administração e gerenciamento dos estoques.
Dessa forma, é possível reduzir os custos logísticos e impactar no preço final dos produtos, o que vai garantir mais competitividade frente ao mercado.
As vantagens da port-centric logistics
Como vimos, o port-centric logistics é uma alternativa que permite que você armazene seus bens diretamente nos portos ou terminais alfandegários, reduzindo o número de etapas do processo de armazenamento, o que resulta em uma economia de tempo e dinheiro.
Por isso, para a maioria dos empreendimentos, a principal vantagem da logística portuária é uma diminuição do gasto com fretes.
Por exemplo, imagine que você tem uma empresa no Sul e container com mercadorias que você pretende vender no Nordeste.
Pensando em economizar dinheiro, você manda o seu container diretamente para o Nordeste, afinal a maior parte das vendas será lá.
Nesse caso, se um cliente do Sul quiser comprar esses produtos, então a mercadoria terá de refazer o caminho do Nordeste de volta para o Sul.
Agora, se os bens continuam no porto do Sul e só forem para o Nordeste quando forem efetivamente comprados, isso evita o gasto desnecessário com frete, o que é excelente para a companhia e, de quebra, ainda ajuda o meio ambiente.
Além de reduzir os custos, o port-centric logistics pode melhorar o seu atendimento ao cliente, pois os containers são descarregados, checados, armazenados e distribuídos a partir de um único lugar, no caso, o porto.
Como resultado, os consumidores podem aproveitar menos custos, um tempo menor de espera para entrega, uma cadeia de mantimentos mais eficiente, uma redução nas pegadas de carbono e uma logística e distribuição mais efetivas financeiramente.
O operador de logística portuária são todos os profissionais envolvidos nos processos de port-centric logistics.
Um exemplo é o cargo de gestor portuário. Esse profissional planeja e organiza as atividades modais de importação e exportação, controla a infraestrutura e custos das operações portuárias, além de gerenciar as cargas e os trâmites legais, como o manifesto de carga.
Outro exemplo é o encarregado de transportes, que supervisiona as atividades e escalas de motoristas, além de inspecionar documentações, fiscalizar condições de veículos, acompanhar o embarque e desembarque das cargas, etc.
Outros exemplos de operador de logística são o analista de logísticas, o analista de transportes, o consultor de logística, etc.
Como a logística portuária impacta na economia?
O comércio exterior movimenta bilhões de dólares todos os anos. Isso faz com que ele gere milhares de empregos, criando um contexto de dependência da atividade portuária.
No Brasil, mais de 95% de toda a atividade de exportação passa pelos portos, afinal, trata-se de um dos modais com o maior custo benefício para quem quer exportar.
Nesse cenário de globalização, onde as importações e exportações se intensificam, o comércio exterior chega a representar mais de 14% do PIB nacional.
E a manutenção de cargas pelo transporte aquaviário é fundamental para que as cadeias produtivas continuem funcionando e injetando dinheiro na economia.
Ou seja, uma boa logística portuária ajuda a fazer a manutenção do fluxo de negócios, o que é bom para o país e para os empreendedores no curto e no longo prazo.
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Conclusão
Como vimos, port-centric logistics é o termo em inglês para logística portuária.
A logística portuária, por sua vez, são todos os processos de administração de cargas, operações, ações e planejamento dentro dos portos ou terminais alfandegários.
Todo o conceito envolve empregar o uso de técnicas de logística para manter a boa condição das cargas e do maquinário envolvido nos processos de estoque. A ideia é fazer uma boa manutenção para baratear custos e evitar gastos desnecessários com frete.
A Lachman tem diversos terminais alfandegários que são referência em transporte e prestação de serviços logísticos especializados.
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