O que é ferro gusa e quais suas aplicabilidades?
O ferro gusa é um tipo de ferro fundido que é produzido a partir de minério de ferro, coque e calcário em altos-fornos. É um material bruto e é usado principalmente como matéria-prima na produção de aço.
Uma das principais aplicações do ferro gusa é na produção de aço. Ele é usado como matéria-prima na fabricação de aço e é convertido em aço por meio do processo de refino do ferro gusa. O ferro gusa também é usado na produção de outras ligas de ferro, como ferro maleável, ferro nodular e ferro fundido cinzento.
No processo de fundição, o ferro gusa desempenha um papel crucial na moldagem de peças de metal do cotidiano como: panelas, utensílios de cozinha, fogões e latarias de carro. Submetido ao seu ponto de fusão, o ferro gusa é vertido em moldes para criar peças metálicas. Vale ressaltar que sua natureza quebradiça o torna inadequado para aplicações que demandam resistência e durabilidade.
Embora seja um material valioso, o ferro gusa não é adequado para todas as aplicações devido à sua fragilidade e baixa resistência.
Exportações de ferro gusa
O Brasil é um dos maiores produtores de ferro gusa do mundo, com uma produção anual de cerca de 27 milhões de toneladas. O ferro gusa produzido em Minas Gerais tem como destino o mercado nacional e a exportação, historicamente, em média, 50% para cada; as exportações são destinadas a vários países, da Ásia, América e Europa, com destaque para: Estados Unidos, China, Taiwan, Holanda e México.
As exportações a granel são realizadas, preferencialmente, pelos portos de Itaqui, Vitória, Rio de Janeiro e, esporadicamente, pelos portos de Itaguaí e de Açu; também exporta em pequenas quantidades, em containers, pelo porto de Santos.