O que significa a sigla ESG?
Antes de mais nada, ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”, do idioma inglês, que representa a inclusão de melhores práticas ambientais, sociais e de governança no ambiente das organizações. Ou seja, trata-se de uma cultura de transformação que fortalece a governança e a sustentabilidade das organizações, com expressiva repercussão nas questões relacionadas ao planeta, à sociedade, às exigências de mercado e de consumo para o bem-estar das atuais e futuras gerações.
Quais as ações afirmativas da sigla ESG?
A princípio, a sigla ESG promove diversas ações para que os objetivos organizacionais sejam atingidos combinados com as boas práticas que associem benefícios ao ambiente, ao contexto social e à governança. Alguns exemplos: Gestão de emissão de carbono, de resíduos e de rejeitos; transações com organizações que possuam genuíno padrão ESG; Investimentos em medidas de economia de recursos não-renováveis; Inclusão e diversidade nos postos de trabalho; Ter pautas de iniciativas sociais nas comunidades; Implantação de mecanismos de transparência, integridade e ética. Em suma, estas são algumas ações exemplificativas, mas existem muitas iniciativas diárias que podem contribuir para um mundo melhor. Por último, a ESG proporciona para a organização uma representatividade positiva no setor, atraindo investimentos, novos mercados e uma imagem fortalecida.
Matriz de Materialidade
Pensando em priorizar os temas mais relevantes da empresa combinados com os interesses da Alta Liderança e o Comitê da ESG, a Lachmann realizou um levantamento para a Matriz de Materialidade. Esse levantamento obteve uma pesquisa com análise de empresas do mesmo setor e órgãos especializados. Como resultado, trouxeram 23 temas materiais para a pesquisa com os públicos interessados.
Validação da Matriz de Materialidade
- Foco no Capital humano: saúde e segurança ocupacional, capacitação e bem-estar dos colaboradores.
- Ética de negócios e integridade: governança.
- Gestão de RISCO: gestão de acidentes e segurança operacional.
- Gestão ambiental: gerenciamento de resíduos, emissões de carbono e gestão energética.
- Ciclo de vida do fornecedor: processo de identificação prévia e contínua dos fornecedores.
- Desenvolvimento social: ações que beneficiem as comunidades e entidades filantrópicas próximas às unidades do Grupo Lachmann, juntamente com ações que resultem na geração de emprego, renda e tributos.