Quem trabalha com logística portuária — direta ou indiretamente — precisa conhecer os diferentes tipos de navios para saber qual é a ocasião ideal para contratar cada um. Afinal, cada situação deve-se contar com um navio de carga específico.
Além dos navios de carga geral, há os que foram desenvolvidos para levar cargas específicas, como gaseiros, tanqueiros, dentre outros. Confira, a seguir, quais são eles e para que servem.
Navio de carga geral
Os navios de carga geral, também chamados de Breakbulk, destacam-se por sua capacidade de transportar diversos tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes.
Essas embarcações geralmente possuem entre quatro a cinco porões, nos quais é viável acondicionar sacos, caixas, contêineres, bobinas de papel e outros produtos variados. O processo de carga e descarga desse tipo de navio demanda o uso de guindastes.
Navio graneleiro
O navio graneleiro, como indicado pelo próprio nome, é projetado para o transporte de mercadorias a granel, abrangendo itens como grãos de soja, milho, feijão, farelo de soja, açúcar, fertilizantes, entre outros.
À semelhança dos navios de carga, os graneleiros possuem porões cobertos por extensas escotilhas hidráulicas. Nestes compartimentos, os produtos a granel são estocados sem a necessidade de contagem de unidades ou embalagens específicas. Vale ressaltar que os navios graneleiros têm acesso exclusivo a terminais portuários especializados, que são estruturados para a carga e descarga eficientes desse tipo particular de mercadoria. Os terminais da Rocha são um exemplo destacado dessa infraestrutura.
Navio tanque
O navio-tanque é especialmente projetado para o transporte de granéis líquidos, possuindo normalmente uma capacidade que varia de 5 mil a 40 mil toneladas de substâncias líquidas, as quais são acondicionadas em tanques dedicados.
Essas embarcações têm a versatilidade de movimentar desde produtos químicos industriais até cargas mais sensíveis, que requerem um elevado padrão de limpeza dos tanques. Exemplos notáveis incluem óleos comestíveis, óleos vegetais e metanol. Visando a preservação dos líquidos transportados, os navios-tanque podem incorporar sistemas de aquecimento ou resfriamento, garantindo a pureza e a integridade da carga durante o transporte.
Navio petroleiro
O navio petroleiro, também denominado Crude Oil Tanker, é uma categoria específica de navio-tanque construída exclusivamente para o transporte de petróleo bruto e seus derivados, sendo inadequado para armazenar outros tipos de líquidos. Essas embarcações podem apresentar diversas dimensões, atingindo até 400 metros de comprimento, com uma capacidade de transporte superior a 400 mil toneladas.
Diferentemente dos graneleiros, os navios petroleiros não possuem escotilhas, sendo equipados com várias tubulações interligadas e distribuídas à frente do convés principal. É por meio desses tubos que se realiza o carregamento e descarregamento do óleo.
Além disso, uma característica marcante desses navios é a presença de um casco duplo, uma medida de segurança que visa mitigar riscos de vazamentos e reduzir o impacto ambiental.
Navio porta-contêineres
Esse tipo de navio é projetado para o transporte eficiente de grandes contêineres de aço, que podem ser facilmente transferidos entre caminhões, trens e outros navios. Esses contêineres são versáteis, acomodando uma ampla variedade de mercadorias, como equipamentos eletrônicos, peças de roupas, móveis e automóveis.
Os porta-contêineres apresentam múltiplos porões com o formato cell guide, permitindo que os contêineres sejam empilhados uns sobre os outros sem deslocamento lateral, proporcionando estabilidade e segurança durante o transporte. No convés, os contêineres são fixados no tampão dos porões por meio de twist-locker single. Os duplos são posicionados sobre os contêineres para mantê-los interligados. Adicionalmente, varas de aço são utilizadas para segurar os contêineres na terceira altura do piso do convés, evitando qualquer deslocamento.
Para o carregamento ou descarregamento da carga no navio, é necessário utilizar guindastes especializados ou equipamentos com acessórios adicionais.
Navio porta-veículos ou Ro-Ro
Ro-Ro é a abreviação referente aos navios Roll on-Roll off (em português, “Embarque e Desembarque”). Estas embarcações têm a capacidade de transportar qualquer tipo de carga que possa entrar e sair sobre rodas, seja utilizando suas próprias rodas ou mediante o uso de equipamentos especializados para essa finalidade.
A estrutura desses navios compreende um espaço completamente fechado, assemelhando-se a um estacionamento, equipado com várias rampas internas. Nesse ambiente, as cargas são cuidadosamente amarradas com cabos de aço para assegurar a estabilidade e evitar danos durante o transporte. É bastante comum observar que os navios Ro-Ro realizam o transporte de veículos, incluindo caminhões, carros e ônibus.
Navios gaseiros
São utilizados para carregar gases liquefeitos — como GPL, GNL, etileno, amônia, propileno, entre outros. Têm como grande marca a presença de tanques arredondados acima do convés principal. Podem contar com 4 tipos distintos de tanques:
- Tanques independentes: suportam o peso da carga de maneira integral;
- Tanques de membrana: têm paredes com espessura pequena, suportadas pela estrutura da embarcação, que podem contrair e expandir livremente;
- Tanques integrais: fazem parte da estrutura do navio;
- Tanques de semimembrana: têm cantos arredondados para evitar o contato com a estrutura do navio.
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