Search
Close this search box.

Sobre a Lachmann

Nossos Serviços

Soja: entenda a diferença entre os seus principais derivados

Sobre a soja

A soja é considerada um dos grãos mais importantes do país e um dos mais exportados pela agroindústria, colocando o Brasil no topo do ranking mundial da produção de commodities. Além disso, o Brasil alcançou mais um recorde nos 7 primeiros meses de 2023, com aproximadamente 72,46 milhões de toneladas embarcadas.

O grão comercializado de forma in natura serve como base para muitos outros subprodutos, os quais também merecem protagonismo, principalmente por possuírem uma forte demanda no mercado interno e externo. Suas aplicações vão desde a alimentação humana e animal até o uso para fins industriais, como matéria-prima na produção de cosméticos, plásticos, tintas, revestimento, adesivos, fibras, biocombustíveis, entre outros.

Principais derivados da soja

Óleo de soja: subproduto decorrente do esmagamento do grão utilizado como matéria-prima pela indústria para produção de óleo refinado, gorduras hidrogenadas, margarinas, maionese dentre outros produtos. O óleo também tem sido utilizado em produtos industriais como tintas, lubrificantes, solventes, plásticos e resinas. Além disso, um dos componentes extraídos do óleo é a lecitina, uma substância emulsificante utilizada na fabricação de salsichas, sorvetes, barras de cereais, suplemento alimentar e outros. Mais recentemente, o óleo de soja tem sido a principal matéria-prima para produção de biodiesel no Brasil.

Farelo de soja: Subproduto da soja oriundo da extração do óleo, produzido a partir da moagem de flocos de soja descascada e desengordurada. Embora o farelo seja considerado tecnicamente um subproduto, ele é a parte mais lucrativa da indústria de óleo de soja. A sua utilização ocorre principalmente na forma de rações que são a base de alimentação para as cadeias de bovinos, suínos, aves, equinos e na linha PET.

Farinha de soja: voltado para a utilização humana, a farinha de soja está muito presente na produção de pães, tortas, bolos e outros produtos da indústria de panificação. Serve também como uma substituição em ingredientes de origem animal, sendo uma boa alternativa para aqueles produtos que costumam apresentar preços mais elevados no mercado.

Biodiesel: o biodiesel da soja é um combustível limpo e sustentável, tendo no processamento da soja um dos grandes responsáveis por grande parte dos combustíveis renováveis feitos no Brasil. Apresenta por isso grande potencial na substituição de combustíveis derivados do petróleo e que apresentam cenários mais sustentáveis a longo prazo.

Leite de soja: com uma alta concentração de proteínas, possui quase os mesmos teores do leite de vaca, com a vantagem de não possuir lactose, sendo ideal para pessoas intolerantes. Além disso, quando falamos em custo de produção, o leite de soja é comparativamente mais vantajoso, sendo também considerado uma excelente opção para promover substituições no mercado de dieta vegana, caracterizado pelo não consumo de produtos de origem animal.

Carne de soja: a proteína texturizada de soja (PTS) é representada pela polpa da soja, que é transformada em farelo desengordurado de soja, que depois de moído e texturizado origina-se o floco. Conhecida também como carne vegetal, a PTS é um alimento versátil que pode ser consumido como prato principal ou integrar preparações ricas em nutrientes e de fácil preparo.

Lecitina: subproduto da soja resultante do processo de desodorização do óleo de soja e possui grande valor comercial, pois é uma substância amplamente utilizada na indústria farmacêutica e de alimentos como emulsionante em chocolates, tornando-os solúveis em leite, por exemplo.  Também pode ser utilizada na composição de cosméticos, como pomadas e cremes, e ajuda a evitar o ressecamento da pele.

Outros produtos

A soja é um ingrediente substituto natural e sustentável dos polímeros plástico, derivados do petróleo, onde indústrias vêm utilizando a soja como base para a fabricação de espumas para colchões e outros estofados. Outras categorias de produtos derivados da soja são: adesivos, revestimentos, fibras, papel, plástico, tintas, borrachas, pneus e solventes.

Sobre a Lachmann

Na Lachmann, somos especialistas em atender clientes do setor de soja e outros grãos. Estamos totalmente preparados para fornecer suporte especializado, levando em consideração as particularidades de cada operação. Nossa equipe possui conhecimento técnico sólido e oferece insights valiosos sobre as complexidades do mercado e dos portos.

Continue lendo