Os tipos de portos no Brasil devem ser conhecidos, pois o porto é uma área muito bem estruturada e construída, com papel fundamental no desenvolvimento do país. Afinal, o transporte de cargas mundial é, em sua maioria, realizado por navios.
Por isso, é preciso ter diversos tipos de portos, um específico para cada peculiaridade e necessidades, para estimular a circulação de mercadorias, pois são alternativas muito mais viáveis, principalmente do ponto de vista econômico, se comparadas com outros meios de transporte.
Essa classificação é determinada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do seu Sistema Portuário.
Classificação dos Portos no Brasil
De acordo com esse sistema e seguindo a localização geográfica, os tipos de portos no Brasil podem ser classificados como:
- Porto Marítimo: aptos para receber linhas de navegação oceânicas, tanto de longo curso (internacionais) como de cabotagem (domésticas), independentemente da sua localização geográfica;
- Porto Fluvial: recebem linhas de navegação destinadas a outros portos dentro da mesma região hidrográfica, ou com comunicação por águas interiores;
- Porto Lacustre: recebem embarcações de linhas dentro de lagos, em reservatórios restritos, sem comunicação com outras bacias.
Outra característica que influencia a classificação é o tamanho físico e da área de influência geográfica e econômica e a movimentação das cargas, que podem ser classificadas, também, em três categorias: granel sólido, granel líquido e carga geral.
Também existem cargas de projetos, como transformadores, geradores, pás eólicas, veículos movimentados por unidade e que não podem ser conteinerizadas.
Porto Seco
Porto seco, é uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária, ou seja, fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, tanto para importação de mercadorias como exportação.
Nele, são realizadas operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem importadas ou que serão exportadas.
Os Porto Secos da Lachmann, localizados estrategicamente em São Bernardo do Campo e Taubaté, possuem infraestrutura excelente para nacionalizar mercadorias com praticidade e eficiência, oferecendo redução de custos para o cliente se comparado às zonas primárias, maior agilidade no atendimento, presença física de Receita Federa, maior prazo para nacionalização e liberação aduaneira da mercadoria importada, suspensão de tributos para desembaraço fracionado e sistema de consulta via web.
Além disso, a Lachmann disponibiliza áreas de armazenagem controlada para mercadorias especiais, como cofre de segurança para cargas de alto valor agregado e câmara climatizada (Terminal São Bernardo do Campo).